Blog SistemasBr

[Infográfico] Tudo o que você precisa saber para reduzir gastos com impostos indevidos na sua empresa

Muitas empresas enquadradas no regime tributário Simples Nacional ou de Lucro Real e presumido pagam impostos indevidos no Brasil. Segundo dados do IBGE/Impostômetro, é alarmante a porcentagem de empresas que pagam mais impostos do que deveriam. O país possui uma das mais altas cargas tributárias do mundo. Uma estimativa do Banco Mundial revela que são necessários em torno de 108 dias trabalhados para que as empresa consigam se manter em dia com suas obrigações fiscais.

Isso se deve ao fato de que as empresas brasileiras precisam arcar com uma série de custos para se regularizar ao regime de tributação vigente, incluindo obrigações contábeis e fiscais. Seja por desconhecimento ou pela mudança constante da legislação tributária, negócios dos mais variados segmentos de atuação acabam pagando impostos indevidos. Diante dessa realidade manter as contas em dia é considerado um verdadeiro desafio para muitos empreendedores.

Como reduzir os custos tributários da sua empresa com impostos indevidos

Com o regime tributário adequado ao seu modelo de negócio, aliado a medidas simples, é possível reduzir a carga tributária da sua empresa sem ter problemas com o fisco no futuro. Para garantir que o planejamento tributário seja eficaz é necessário adotar ferramentas que automatizem o correto cadastro de produtos e regras fiscais.

Atualmente no Brasil existem três tipos de regimes de tributação, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real e todas as empresas devem definir anualmente qual será o regime de apuração e recolhimento de impostos.

Outra medida essencial é conversar com seu contador e executar as ações sugeridas afim de evitar autuação fiscal, adotando boas práticas na rotina gerencial do negócio. Confira no infográfico: Tudo o que você precisa saber para reduzir gastos com impostos indevidos na sua empresa como superar os principais desafios do mercado fiscal e tributário.

O material pode ser acessado gratuitamente e através dele é possível avaliar dados atualizados do estudo tributário referente à empresas em Regime de Lucro Real e presumido e em Regime Simples Nacional. Veja quais outras informações você encontra ao baixar o conteúdo:

  • Conheça os dados do mercado fiscal e tributário brasileiro;

  • Entenda porque muitas empresas pagam mais impostos do que deveriam;

  • Saiba quais são os modelos de negócios mais atingidos pelas altas cargas tributárias;

  • Reduza o pagamento de impostos adotando algumas medidas simples.

Independente do tamanho da sua empresa, realizar o planejamento tributário é extremamente importante para manter a sustentabilidade do negócio, reduzindo o pagamento de impostos indevidos e garantindo taxas tributárias mais acessíveis.

A maneira mais eficiente de organizar e ter controle de todas as obrigações fiscais da empresa é contar com apoio de um software de gestão comercial especializado, que mantenha esses dados sempre atualizados e se adeque as alterações da legislação. Além de cumprir todas as obrigações contábeis, tributárias, trabalhistas e outras, o sistema facilita a organização de rotinas operacionais.

O Software Sigecom da SistemasBR é um exemplo de solução indicada para Micro, Pequenas e Médias empresas de varejo dos mais diversos segmentos que buscam melhorar a gestão e obter um efetivo controle financeiro do negócio. A tecnologia auxilia gestores no cumprimento da legislação fiscal, evitando desperdício de recursos na empresa, especialmente com o pagamento de impostos indevidos.

Reduza gastos com impostos indevidos e melhore a gestão do seu negócio.