Blog SistemasBr

como-alcancar-melhoria-gestao-comercio

Como alcançar a melhoria da gestão no comércio do jeito certo

Para garantir o sucesso e evitar a mortalidade do seu negócio é preciso adotar medidas efetivas para alcançar a melhoria da gestão no comércio. Empresas que fazem uma gestão comercial eficiente administram melhor seus ativos e conquistam maior lucratividade. 

Ao otimizar os processos com auxílio de um software de gestão comercial conseguem reduzir gastos com impostos indevidos e investir mais no desenvolvimento contínuo do negócio. Adotar um sistema que aprimore sua gestão comercial é essencial para fortalecer a competitividade no mercado e promover estratégias comerciais para ampliar os resultados. 

Além de utilizar a tecnologia como aliada, há ainda outras soluções e medidas que podem ser adotadas para a melhoria da gestão no comércio. Confira a seguir, exemplos do que fazer e dicas para realizar a gestão comercial efetiva do seu negócio, independente do segmento e área de atuação.

Medidas para otimizar a gestão no comércio de forma efetiva

separe-financas-pessoais-da-empresa

Separe as finanças pessoais e da empresa

Uma das regras básicas é evitar misturar finanças pessoais com as despesas da empresa.

Prática comum nas pequenas e médias empresas mas que, segundo especialistas, pode ser um erro fatal para para a sobrevivência do negócio. Por isso, o ideal é fazer a separação da finanças pessoais das finanças da empresa.

Faça o balanço período dos produtos 

Fazer o balanço periódico de entrada e saída de produtos e mercadorias de forma automatizada possibilita acompanhar o ciclo médio de venda dos itens para planejar estrategicamente a reposição de produtos, evitando gastos desnecessários e perdas.

fluxo-de-caixa-provisionado

Mantenha o fluxo de caixa provisionado

Fique atento ao fluxo de caixa. Efetue um planejamento orçamentário anual para assegurar a disponibilidade de recursos para manter o funcionamento do negócio, incluindo o pagamento das principais despesas como a compra de materiais e serviços, o pagamento de funcionários, entre outros custos envolvidos. 

Efetue o controle efetivo do estoque

Manter controle efetivo do estoque é determinante para saber quanto dinheiro tem investido em produtos. Com o uso de um software de gestão comercial é possível otimizar o controle de estoque. O que garante maior organização e uma gestão comercial estratégica. 

Ao automatizar o controle de estoque, o gestor consegue obter indicadores estratégicos para tomada de decisão do que comprar para o estoque ou se há necessidade de movimentar as vendas com ofertas e promoções para a saída de determinado produto em estoque.

acompanhe-ganhos-e-gastos

Acompanhe os ganhos e gastos para garantir dinheiro em caixa

Registrar os ganhos e os gastos ajuda a manter um controle financeiro. Somente assim, é possível avaliar o fluxo de recursos e a disponibilidade de capital de giro na sua empresa para não faltar dinheiro em caixa.

Precificação adequada dos produtos / serviços

A precificação adequada dos produtos, levando em consideração todos os custos envolvidos do produto e lucro esperado é fundamental para garantir o bom funcionamento da operação. Estimar a precificação de forma correta contribui para evitar desperdícios com gastos excessivos e outros fatores que contribuem para a diminuição da rentabilidade.

Controle o índice de inadimplência 

Realize um acompanhamento semanal ou, até mesmo, diário para manter o índice de inadimplência sob controle por meio de um software de gestão comercial. Ao automatizar O sistema ainda o ajudará a calcular periodicamente a dívida do cliente e não deixar de realizar a notificação de cobrança, caso seja necessário garantindo o fechamento mensal para poder acompanhar de perto esse indicador importante para mensurar a saúde do seu negócio.

tecnologia-como-aliada

Otimize a gestão no comércio usando a tecnologia como aliada

A importância de ter um processo de gestão bem organizado, com planejamento e transparência se torna cada vez mais evidente para os sucesso das organizações que, empresas dos mais variados portes passaram a investir em soluções tecnológicas — como um software de gestão comercial — para ganhar maior produtividade, eficiência e rentabilidade. 

Adquirir um software para a melhoria da gestão comercial no comércio: o Sigecom é a solução completa para otimizar cada etapa do processo de gestão comercial, possibilitando o efetivo controle das finanças e informações precisas as tomadas de decisões do negócio.

Além disso, esse tipo de tecnologia auxilia também na redução de gastos com impostos indevidos, ampliando as margens de lucro e ganhos a curto, médio e longo prazos. 

Quer melhorar a gestão do seu negócio? Faça um teste GRATUITO do software de gestão comercial Sigecom e entenda como a SistemasBr pode ajudar a potencializar os lucros da sua empresa.