Atendimento Sigecom (17) 99674-2437

central de Vendas (17) 99751-9169

logo-sistemas-br-color-hor

Blog SistemasBr

REALIZANDO VENDA E EMITINDO SAT CUPOM FISCAL ELETRÔNICO COM E SEM NOTA FISCAL PAULISTA

Você já deve ter se perguntado, “o sistema que uso emite Nota Fiscal Paulista?”, visto que muitos dos clientes pedem ela. A reposta para essa pergunta é SIM! O SIGECOM faz a emissão da Nota Fiscal Paulista e é um procedimento simples, só acompanhar o passo a passo.

Antes de emitir a SAT-CFe precisamos realizar uma venda, para isso, na tela inicial do SIGECOM, aperte a tecla “F5” para acessar o Ponto de Venda (PDV) ou clique no botão PDV como na imagem abaixo:

 

tela-inicial

Feito isso, será aberta a tela de venda de produtos, como exibido abaixo. Nela você irá selecionar os produtos, você pode fazer isso de duas formas, a 1ª é fazendo a leitura do código de barras do produto, e a 2ª é fazendo a pesquisa na barra de produtos, digitando o nome e apertando a tecla “Enter” para realizar a pesquisa.

Obs.1: Caso você aperte a tecla “Enter” sem digitar nada, será exibido todos os produtos cadastrados. Aí basta selecionar o produto desejado e clicar no botão “Confirmar”.

Obs.2: Depois dos produtos inseridos, você pode alterar os valores dos campos destacados pelo marcação amarela, os campos são Qtde, Valor Unit. e Desconto. Caso não preciso mudar os valores, basta apertar a tecla “F5” ou clicar na tecla “GRAVAR” destacada pela seta da imagem abaixo.

tela-pdv-prod

Após a etapa anterior, chegaremos na tela de faturamento da venda, nela poderemos oferecer desconto na venda caso necessário, também poderemos escolher a forma de pagamento, sendo em Dinheiro (forma padrão), Cartão, Cheque ou Prazo.

Para selecionar a forma de pagamento basta apertar a tecla de atalho  que está escrita na frente do campo, digitar o valor que será passado em cada uma das formas de pagamento e apertar a tecla “Enter” para validar a operação.

Obs.3: Você pode identificar mais de uma forma de pagamento se for necessário.

Após preenchimentos da forma de , aperte a tecla “F5” para gravar a venda, você pode também clicar no botão “F5-GRAVAR VENDA” no canto inferior esquerdo da tela, como indicado na imagem abaixo:

pdv-fatura

Ao clicar em gravar venda, aparecerá uma caixa de alerta dizendo: “Venda Gravada, Emitir Cupom [email protected] Fiscal?”.

enviar-cupom

Para você realizar a emissão do cupom fiscal, aperte a tecla “F5”, ou clique no botão “Sim” para ir para próxima tela.

emitir-cupom

Na tela acima, é onde será realizada e emissão do Sat-CFe (Cupom Sat Fiscal), e nesse momento você tem a opção de emitir a Nota Fiscal Paulista para seus clientes caso eles queiram.

Para emitir a Nota Fiscal Paulista, basta selecionar o tipo de cliente, as opções são Física, Jurídica, Produtos Rural e digitar o CPF ou CNPJ do cliente.

Obs. 4: O PRODUTOR RURAL, ele pode ter seu registro tanto com CPF, como CNPJ, para inserir a informação correta, basta selecionar 1º FÍSICA e depois PRODUTOR RURAL quando for CPF e 1º JURÍDICA e depois PRODUTOR RURAL quando for CNPJ.

Obs. 5: Não é obrigatório informar CPF/ CNPJ para emitir Sat-CFe, é informado apenas quando cliente desejar a Nota Fiscal Paulista, caso contrário pode deixar o campo em branco que o Sat-CFe será emitido.

Obs.6: Caso o cliente reclame, que o valor não foi creditado, segundo a resolução do SEFAZ

Com as informações preenchidas quando necessário, basta apertar a tecla “F5” ou clicar no botão “Emitir e Imprimir” para realizar a emissão e impressão do Sat-CFe. Caso você aperte a tecla “F12” ou clicar no botão “Emitir” será apenas realizada a emissão do Sat-CFe e não será impresso.

Apesar de raro, pode ocorrer erro ao enviar o Sat-CFe, pelos mais diversos motivos, para solucionar eles, siga os passos acesse: ERRO NA ABERTURA DA PORTA DE COMUNICAÇÃO COM O SAT – Quais suas causas e como resolver. para resolver problema de Abertura da Porta de Comunicação com o Sat.

Se ocorrer outro tipo de erro entre em contato com nosso Suporte Técnico pelos telefones (17) 3621-4540 (opção 1), (17) 99674-2437 ou por nosso skype: sistemasbr.