O Microsoft Ignite The Tour é um dos maiores eventos realizados pela Microsoft, fazendo esse “tour” por dezenas de cidades ao redor do mundo, contendo tanto treinamentos técnicos com especialistas da Microsoft, quanto conteúdo fornecido pela comunidade, workshops, hands-on, e muito mais.
A edição de São Paulo ocorreu nos dias 12 e 13 de dezembro, e a SistemasBr marcou presença com seus desenvolvedores Bruno Oliveira, Gustavo Rodrigues, Lennon Garcia, Luiz Roberto, e eu, João Lucas Farias.
Neste artigo, pretendo comentar os highlights do evento e trazer uma visão “de dentro para fora”, visto que tive a oportunidade de participar do evento como palestrante.

Começarei, então, falando sobre a estrutura do evento. O Microsoft Ignite The Tour aconteceu no centro de convenções e exposições Transamérica Expo Center e, segundo informações divulgadas pelos canais da Microsoft, contou com “mais de 3.600 participantes, entregou mais de 120 sessões, com mais de 55 MVPs (profissionais de excelência técnica e empenho na comunidade) participando como palestrantes ou staff. Além disso, mais de 20 comunidades se apresentaram no evento.
Muitas das atrações foram apresentadas em inglês, sendo traduzidas simultaneamente ou legendadas para a plateia. Além disso, todos os membros do staff eram bem treinados e bilíngues.
O espaço foi dividido em:
- Salas para palestras
Dezenas de salas, divididas em blocos, preparadas para abrigar dezenas de palestras simultâneas, sobre diversos temas.
- The Hub
Um espaço aberto, onde empresas parceiras exibiam stands com produtos, estudos de casos, especialistas e promoções
- Community pop-up
Um espaço, dentro do The Hub, dedicado especificamente às comunidades, onde seus especialistas ficavam disponíveis para mentorias e apresentações.
Foi neste espaço, a propósito, que eu participei da apresentação da Developers-BR.
- E mais…
Além desses três principais espaços, ainda haviam salas específicas para os participantes orarem e cuidarem de crianças.
Troca de experiências e absorção de conhecimento

Admito, não assisti muitas palestras, mas conto com o relato de meus companheiros de que foram num nível alto de entrega, aprendizado e engajamento.
Apesar de não ter assistido a muitas palestras, consegui aproveitar os principais pontos que o evento proporciona: diversos especialistas técnicos em um só lugar, uma imensa diversidade e um ambiente propício para o networking.
Foram horas investidas conversando com outros participantes, trocando experiências, absorvendo conhecimento e melhorando meu mindset, bem como a caixa de ferramentas de hard skills e soft skills.
Esses pontos tornam o evento singular e, fazer parte dele como um dos palestrante é, sem sombra de dúvidas, um marco em minha carreira.
Participação da equipe de desenvolvedores da SistemasBr como palestrantes

Posso resumir a apresentação que tive com a comunidade Developers-BR em três sentimentos: aprendizado, excelência e dever cumprido.
A apresentação foi feita no última dia do evento (13), no final da tarde. Um horário de maior fluxo no The Hub, o que fez com que nossa apresentação ganhasse mais força e se tornasse destaque em algumas redes oficiais da Microsoft, como em sua página no Twitter, e em seu blog oficial, voltado para a comunidade técnica.
Nela, Angelo Belchior, Gustavo Bigardi, Rogério Rodrigues, Thamirys Gameiro e eu fizemos uma demo de um e-commerce, controlado por reconhecimento facial e com a transação concluída por blockchain, contendo diversos conceitos e tecnologias, sendo eles:
- Blazor, no front-end
- Asp.net Core, no back-end, para se conectar ao serviço de reconhecimento facial
- Face API, para o reconhecimento facial
- Azure Blockchain, para finalizar a transação e gerar o contrato
Mesmo com o famoso frio na barriga e altas doses de ansiedade, posso afirmar que toda a apresentação foi bem aceita, com feedback positivo.
E quais são os próximos passos?
O Microsoft Ignite The Tour trouxe, tanto para a SistemasBr, quanto para mim, uma carga enorme de aprendizagem e vislumbre do que é possível fazer e de onde podemos chegar.
Sendo assim, por mais que tenha sido um marco importante, afirmo com toda minha convicção que a frase mais dita por nós é verdade: é só o começo.