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Site para pequenas empresas: como ser encontrado na internet

  • Maria Augusta Larré Lemos
  • 04/02/2021

A internet é um dos principais locais para conquistar visibilidade, fazer a divulgação de pequenas empresas e assim, conquistar clientes. Se utilizada de forma estratégica, a internet pode apresentar resultados muito positivos para a sua empresa, pequena ou grande.

Para as pequenas empresas, o uso da internet e suas ferramentas ajudam a criar presença virtual e aumentar as chances de ser conhecido e reconhecido pelo seu cliente potencial. Uma das melhores maneiras de fazer isso é criando um site.

Neste texto, abordaremos a importância de um site para pequenas empresas, como criá-lo, como utilizá-lo para atrair clientes e mais. Confira!

A importância de ter um site para pequenas empresas

Um site, além de agregar credibilidade para o seu negócio e passar mais confiança para o cliente, têm diversos outros benefícios. Listamos abaixo os principais deles:

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Ser encontrado

Ter um site, além das redes sociais, é a forma mais simples de ser encontrado na internet. O principal canal de busca que o público usa quando precisa saber sobre qualquer assunto é o Google e o mesmo acontece na busca de algum produto ou serviço. 

Se a pesquisa for sobre sua empresa, é importante que você tenha um bom site para apresentar. Se a pesquisa for sobre o problema que o seu público enfrenta, é importante que você tenha conteúdos e um bom blog para ajudá-los.

Ganhar autoridade

Com um site, a sua empresa pode promover o seu produto ou serviço. Além disso, por meio da criação de conteúdo você mostra para o público que entende do assunto e que tem capacidade para ser a solução dos problemas. Esse é um diferencial bastante eficiente na tomada de decisão.

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Expandir o negócio

O site é, muitas vezes, o primeiro canal de contato entre sua empresa e o futuro cliente. Nesse caso, o marketing de atração (ou Inbound Marketing) permite que esses clientes cheguem até você em vez de precisar ir atrás deles. A longo prazo, é um processo que traz muitas vantagens. 

Relacionamento com sua audiência

O jeito de consumir mudou e a pesquisa online sobre produtos e serviços já é um hábito dos consumidores. Há várias maneiras de manter um relacionamento com seu público em seu site, com posts no blog ou oferecer materiais ricos que solucionem problemas do público, além da possibilidade de criar uma central de relacionamento com respostas para as dúvidas mais comuns.

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Como criar um site

Antes, criar um site era uma tarefa complexa e exigia conhecimento de programação. No entanto, com o avanço da tecnologia, isso mudou e agora é muito mais simples investir na criação de um site para uma pequena empresa. 

Registre seu domínio

O primeiro passo é registrar o domínio do seu site. Para isso, é necessário verificar se ele está disponível. O domínio, também conhecido como URL, é o endereço do seu site na internet. Você pode verificar a disponibilidade e efetuar a contratação dos domínios no site registro.br.

Hospedagem

O próximo passo é contratar uma hospedagem para o domínio. A hospedagem é onde o seu site será instalado e esse lugar pode ser um servidor físico ou na nuvem. Nele ficarão armazenadas todas as páginas, imagens e arquivos do site.

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Escolha um construtor de sites

Como citamos, não é preciso ter conhecimento profundo em programação para criar um site, porém é necessário um pouco de entendimento de como um site funciona. Atualmente, existem diversas ferramentas que facilitam a tarefa e elas oferecem funcionalidades extras para combinar e personalizar, criando um site com a cara da sua marca.

Um dos sistemas mais usados para criação de sites é o WordPress, voltado para a criação de páginas na internet, sendo também um sistema de gestão de conteúdo. Além dele, existem outros construtores interessantes como o Google Sites e o Wix.

Como divulgar o seu site

Existem diversas maneiras de divulgar o seu site na internet, além das redes sociais, existem outros métodos de divulgação que, se bem usados, trazem resultados positivos. Conheça os principais deles:

seo

SEO

SEO, sigla americana para Otimização para Mecanismos de Busca, é um conjunto de ações internas e externas que deixam seu site melhor para o usuário e rankear no Google. Ações como criação de conteúdo otimizado, melhorar títulos, criar cabeçalhos, facilitar a estrutura de navegação da página, corrigir erros, melhorar a velocidade e a usabilidade do site, construção de links, entre outras. 

Com o SEO, você pode otimizar o seu site para mecanismos de busca para impactar usuários e com isso melhorar sua colocação no Google e atrair o público.

Google My Business

O Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma plataforma do Google em que você pode divulgar o seu negócio de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa e no Google Maps.

A ferramenta permite um diálogo direto entre empresas e clientes, além de oferecer a possibilidade de passar informações importantes aos usuários, como: endereço, contato, horário de funcionamento, entre outros. Empresas que disponibilizam suas informações do Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas como confiáveis pelos consumidores, segundo informações da própria empresa.

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Marketing de conteúdo para o site

Uma das melhores estratégias para utilizar em conjunto seu site, blog e as redes sociais é o marketing digital, mas especialmente o marketing de conteúdo. Com ele, seu público pode ser atraído e convencido a se tornar cliente. Isto é feito por meio da distribuição de conteúdo criado especificamente com esses objetivos.

Para isso, é necessário que os conteúdos sejam distribuídos estrategicamente. Desta forma, eles farão a atração de cada vez mais visitantes para seu site. Além disso, eles também devem ser encontrados pelas pessoas no Google, quando pesquisarem pelas soluções que a empresa comercializa. Para que isto aconteça, o empreendedor deve criar seus conteúdos a partir das palavras-chave ou termos mais utilizados pelas pessoas ao pesquisarem por soluções nos mecanismos de busca.

Para saber mais, acesse o nosso post completo sobre Marketing Digital para pequenas empresas.

Como vimos, ter um site é fundamental para pequenas empresas se consolidarem no mercado. A presença virtual é muito importante para que o seu negócio possa conquistar seu espaço entre a concorrência e mostrar para o público que tem o melhor produto ou serviço a oferecer.

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Maria Augusta Larré Lemos

Maria Augusta Larré Lemos

Publicitária, especialista em Marketing Criativo e Data Analyst.

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